PALAVRA JOVEM

JOVENS FIQUEM ATENTOS 1º PARTE

 II Timóteo 3:1-5

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”

 

Tire um momento para acompanhar com um adolescente e veja o que ele pode encontrar durante um dia comum. Enquanto ele visita a Home de uma página qualquer da internet, seus olhos são agredidos com imagens de celebridades mau vestidas, desfilando o pecado de um estilo de vida independente e imoral. O DJ da estação de rádio local acompanha-o no caminho à escola. Geralmente é alguém com um senso de humor negro, enchendo sua mente com letras contemporâneas que promovem o caminho da ignorância. Ao longo da estrada, ele é exposto a outdoors e propagandas desenvolvidas para despertar a cobiça, criando um descontentamento. Qualquer que seja o tempo que ele gasta com entretenimento mundano retrata uma forma muito realista de faz de conta: Os típicos programas de televisão e filmes que glorificam a vida misteriosa e emocionante do rebelde, que  é desafiador e divertido, violento e sensual, rico e brincalhão... E totalmente sem Deus (que não se importa com as consequências).

 

Conseguiu ver o quadro? Antes que muitos adolescentes cheguem à escola, suas mentes já estão ponderando as mensagens de todas as imagens que viram e as vozes que ouviram. E tudo isso antes de oito - ou mais horas - com os professores e com a influência dos colegas. É um exercício diário de poluição mental.

 

Não é nenhum segredo que a nessa idade, em particular, transformou o ato de desafiar em uma atitude e escarneceu a obediência. Esta visão de mundo distorcida e rebelde esta em todos os aspectos da cultura popular. Entretenimento, música, e até mesmo noticiários glorificam a revolta e a rebelião contra toda forma de autoridade. Estatísticas mostram que as crianças assistem em média 28 horas de TV por semana (Para algumas crianças, o total é muito maior). A programação dirigida aos jovens definitivamente engrandece o pecado. Até o momento da maioria dos adolescentes se graduarem do Ensino Médio, sua superexposição aos mais grosseiros tipos de mal através do "entretenimento" de insensibilidade mental, faz com que nada mais pareça particularmente assustador.

 

Qual é o resultado previsível? O abuso de drogas, a criminalidade violenta, a promiscuidade sexual e outras formas de ilegalidade estão em níveis epidêmicos entre os adolescentes. Somando-se a isso, existem subculturas perturbadoras entre os jovens que praticam formas bizarras de modificação corporal (como tatuagens e piercings), mergulham-se em ocultismo, ou praticam abertamente um comportamento antissocial. Pecado e rebelião são inerentes à sociedade, e seus efeitos trágicos são mais vividamente aparentes na cultura de nossos jovens.

 

Ainda milhões nesta sociedade - especialmente entre aqueles no controle da mídia do entretenimento - glorificam-se no mal. O apóstolo Paulo profeticamente predisse que haveriam   tempos como estes. Ele escreveu a Timóteo: continua na próxima leitura

 

 JOVENS FIQUEM ATENTOS 2º PARTE

Filhos, é claro, são para mostrar submissão, obedecendo a seus pais. Este é apenas um de um punhado de textos nas Escrituras que abordam diretamente os filhos (ver também Êxodo 20:12; Provérbios 1:8-9, 6:20; Colossenses 3:20). Praticamente toda vez que a Palavra de Deus fala para os filhos a mensagem é a mesma, muito bem resumida em Efésios 6:1-3: Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.”.

 

É evidente que a rebelião contra os pais é o coração da referida lista de males porque praticamente todos os outros pecados listados (principalmente o amor-próprio, a ingratidão, a falta de autocontrole, a arrogância, a teimosa e o hedonismo) são frutos inevitáveis da rebelião juvenil contra os pais. A cultura da rebelião gera outros tipos de pecados, também.

 

E é por isso que estamos vivendo em uma era de anarquia moral. Essa é a cultura em que nossas crianças estão crescendo. Mesmo que um pai sábio minimize a exposição de seu filho aos males do mundo, não há nenhuma maneira de isolar completamente nossos jovens de todas essas influências corruptoras, imagens sugestivas e vozes convincentes. Nem mesmo se nós pudéssemos criá-los em uma bolha de proteção resolveríamos o problema. Filhos são criaturas caídas, naturalmente atraídas para o mal.

 

Como você pode ver, é uma caminhada perigosa através de um mundo caído para um típico adolescente. Como as sereias da 'Odisseia' de Homero, belas vozes o convencerão a usufruir prazeres transitórios do pecado - 'Resista às autoridades, teste todos os tipos de prazeres proibidos, tome o controle de sua própria vida. ' - Mas uma só voz se destaca, contrariando todo o resto com uma ousadia impressionante. Deus ordena que os jovens vivam de forma simples, mas profundamente sábia: "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo."

 

Mesmo que esse mandamento esteja no início de um novo capítulo em Efésios, é uma continuação do mesmo assunto que Paulo vinha discutindo. Ele estava se movendo sistematicamente através da família, descrevendo o dever de cada membro dela, mostrando o que significa a submissão mútua no contexto da estrutura familiar.

 

 

No segundo verso, Paulo estava citando o quinto mandamento de Êxodo 20:12: "Honra teu pai e tua mãe, para que seus dias se prolonguem sobre a terra que o Senhor, teu Deus, te dá.” Esse mandamento é o ponto de viragem dos Dez Mandamentos. Os primeiros quatro mandamentos descrevem aspectos de nosso dever para com Deus: Não tenham outros deuses, não façam imagens e nem as adorem, não falem o nome de Deus em vão e guardem o dia de descanso. Os restantes seis mandamentos enunciam os nossos deveres com respeito a outras pessoas: Honrem os pais, não matem, não cometam adultério, não roubem, não levantem falso testemunho, não cobicem.

 

O ponto de partida, a base para todas as relações terrenas, é proveniente do dever do filho em honrar seus pais, pois este é o primeiro relacionamento que experimenta e é o primeiro princípio moral que cada criança precisa aprender. É justo, portanto, que o primeiro mandamento dos que enunciam os nossos deveres com respeito a outras pessoas governe esse relacionamento.

 JOVENS FIQUEM ATENTOS 3º PARTE 

Como o apóstolo Paulo apontou, o quinto mandamento é também “o primeiro mandamento com promessa”. De fato, este é o único dos Dez Mandamentos que vem com uma promessa. Dois outros mandamentos (o segundo e o terceiro) são acompanhados por ameaças. O quarto mandamento é seguido por uma extensa explicação da razão do mesmo. Mas a"Honra teu pai e tua mãe" é o único mandamento com uma bênção para aqueles que o praticam.

 

É uma promessa de longa vida, bênção e prosperidade. Escrevendo sob a inspiração do Espírito Santo, Paulo reuniu a promessa de Êxodo 20:12 - "que seus dias se prolonguem sobre a terra que o Senhor, teu Deus, te dá" - com o complemento de Deuteronômio 4:40 - "para que te vá bem a ti", mostrando que existem duas partes em uma promessa. Por um lado, ele promete qualidade de vida. Por outro lado, vida longa.

 

Essa foi uma promessa divina para os israelitas como nação. No que diz respeito a um indivíduo, esta é realmente mais do que uma máxima e segura garantia. Em outras palavras, é uma coisa muito óbvia, não apenas uma garantia. Algumas pessoas honram aos seus pais e morrem jovens de qualquer maneira. Temos, sem dúvida, casos em que as pessoas que desprezaram a autoridade de seus pais, no entanto, viveram até a velhice. Mas, como regra geral, o princípio é verdadeiro. Rebelar-se contra os pais produz consequências que tendem a encurtar a vida.

 

As instruções do apóstolo Paulo aos filhos em Efésios 6 são notáveis por sua simplicidade. Não há uma longa lista de deveres, nenhum conjunto complexo de instruções, apenas um simples comando: “Obedecei a vossos pais”. Claro, todos os outros deveres, tais como o amor a Deus, amor pelos irmãos e irmãs, o amor para com os vizinhos, e muitos outros importantes preceitos morais são abrangidos por essa regra, se os pais simplesmente fizerem o que lhes é ordenado no quarto verso: “Criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Os filhos que aprendem a obedecer a seus pais, também aprendem a obedecer a Deus. Isso destaca, mais uma vez, a suprema importância da família cristã.

 

1. Você é uma prova viva de que a desobediência gera consequências (boas ou ruins)? Você encontrou na Palavra de Deus verdades sobre esse assunto?

2. As crianças que crescem hoje enfrentam um mundo muito diferente do que seus pais experimentaram. Jovem, quais são as influências e pressões culturais que você enfrenta e que acha difícil de resistir?

3. Pais, como vocês podem minimizar a influência da cultura em seus filhos, e maximizar a influência da Palavra de Deus? Pense nas sua resposta e ore muito por isto que Deus possa da abrir os olhos e o conhecimentos na sua palavra.