ELES LUTARÃO CONTRA, VOCÊ MAS NÃO VENCERÃO

03/02/2015 11:11

"Eles lutarão contra você, mas não vencerão, pois eu estou com você e o protegerei."
(Jeremias 1. 1-9)

Nós pensamos que, só porque Deus nos escolheu ou porque estamos a seu serviço, isso nos dá privilégios, certificado de garantia e imunidade contra dificuldades e provações. Imagine Jeremias, quando soube que Deus o havia escolhido: "Tudo bem, eu vou. Mas o Senhor sabe que eu sou meio depressivo, e com todas as exigências...numa missão perigosa... preciso de uma garantia!"
Deus não escolheu Jeremias por ser espiritual, um gênio ou dotado de dons excepcionais.
Por outro lado, não era por limitações que ele seria tratado como um coitadinho. O Senhor o escolheras, não por que fosse capaz, mas porque queria capacitá-lo! O trabalho seria duro, ele enfrentaria situações difíceis e os concorrentes jogariam pesado. Mas Deus usaria a própria carência dele para ensinar-lhe a depender inteiramente do Senhor. Dizer sim ao chamado mudou radicalmente a sua vida, e durante o seu ministério de cerca de quarenta anos muitas vezes ele chorou de medo, tristeza e desânimo. Mas Deus sempre renovava a garantia inicial: "Não tenha medo. Eu estou com você para protegê-lo".
Esse é o privilégio de quem foi escolhido por Deus e se dispôs a obedecê-lo: a tarefa pode ser difícil, mas Deus está conosco. Haverá perigos e oposições. Haverá medo e desânimo, lutas e sofrimento. Mas eles não tem a ultima palavra! Jesus afirmou a mesma coisa aos seus discípulos, antes de ir para a cruz: "Neste mundo vocês terão aflições, contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo!" E esta é nossa garantia!!! Amém.