A DIVINDADE ETERNA

11/04/2017 20:24

2. A DIVINDADE ETERNA

Cremos que só há (1)um Deus vivo e verdadeiro: (2)autor do céu e da terra e tudo o que neles há; o alfa e o ômega; que sempre foi, é, e será pelos tempos sem fim, amém; que ele é infinitamente santo, poderoso, terno, amoroso e glorioso; (3)digno de todo amor e honra e obediência, majestade, domínio e poder, assim agora e para sempre; e que a unidade da Divindade se constitui triplicemente em consonância perfeita, executando funções distintas mas harmoniosas, no grande trabalho da redenção:

A) O Pai – (4)Cuja glória é tão indescritível que o homem mortal não pode contemplar Sua face e ainda viver, mas, cujo coração foi tão transbordante de amor e piedade pelos homens perdidos e vítimas do pecado que, (5)Ele, voluntariamente, deu Seu Filho Unigênito, para redimí-los e reconciliá-los consigo mesmo.

B) O Filho – (6)Co-existente e Co-eterno com o Pai que, (7)concebido pelo Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, (8)assumiu a forma de homem, suportou nossos pecados, e levou nossas tristezas e, pelo derramamento de Seu precioso sangue sobre a cruz do calvário, adquiriu a redenção para todos os que n’Ele creiam; então, (9)quebrando os grilhões da morte e do inferno levantou-se da sepultura e subiu às alturas levando cativo o cativeiro, para que, como o (10)grande Mediador entre Deus e o homem, pudesse estar à direita do Pai intercedendo por aqueles por quem entregou a sua vida.

C) O Espírito Santo – (11)A terceira Pessoa da Divindade, o Espírito do Pai derramado, Oniciente, Onipotente, Onipresente, realizando uma missão indizivelmente importante sobre a terra (12)convencendo de pecado, de justiça e de juízo, levando pecadores ao Salvador, rogando, buscando, confortando, guiando, vivificando, glorificando, selando, enchendo ungindo, batizando e revestindo de (13)poder do alto a todos àqueles que se entregam às suas sagradas ministrações, preparando-os para o grande dia do aparecimento do Senhor.

Referências Bíblicas

1.    Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o senhor nosso Deus é o único Senhor. Marcos 12:29. Ao que lhe disse o escriba: Muito bem, Mestre; com verdade disseste que ele é um, e fora dele não há outro; Marcos 12:32. Assim diz o Senhor: Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro e Eu sou o último e além de mim não há deus. Isaías 44:6.

2.    Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sem dominações, sem principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Col 1:16. Antes que nascessem montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. Sl 90:2. Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo- poderoso. Apoc 1:8.

3.    Os quatro seres vivente tinham, cada um seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo é o Senhor Deus, Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir. Apc. 4:8.

4.        E disse mais: Não poderá ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver. Ex 33:20.

5.        Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pareça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16.

6.    No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:1 Respondeu - lhe Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existente, eu sou. Jo. 8:58.

7.    E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito é do Espírito Santo; Mat. 1:20.

8.    Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaias 53:4-5.

9.    e o que vivo: fui morto, mas eis aqui estou vivo pelo séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do inferno. Apoc. 1:18.

10.  Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida; I Tim 1:5.

11.  E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. I Jo 5:7.

12.  Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; Jo 15:26. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo; Jo 16:8.

13.  Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser- me- eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Atos 1:8.